sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que pode servir em um coquetel?

  

Muitas vezes queremos organizar um evento mais simples e descontraído, como um coquetel, e não sabemos muito bem o que servir aos convidados.

De acordo com o The Wall Street Journal, o coquetel surgiu em Londres na década de 60 e seu inventor foi o inglês Alec Waugh. Ele reunia amigos em casa e não gostava do requinte dos jantares e começou a servir comidas e bebidas em porções individuais aos seus convidados e a novidade veio para ficar. Durante os anos 70, o coquetel ficou restrito à Europa, mas nos anos 80 tornou-se tradicional em todo o mundo, obviamente que com variações no cardápio de acordo com a cultura de cada país.

No Brasil, chamamos de coquetel um evento que inicia após às 18 horas e que possui um tempo determinado de duração. Normalmente, eles duram entre duas e três horas apenas uma vez que tem como objetivo a comemoração de algum feito importante como um recebimento de um prêmio, uma homenagem, uma inauguração, acolhida de personalidades, etc.

Antes de decidir o cardápio, tenha em mente que precisará providenciar garçons extras (para coquetel o ideal é calcular 2 garçons a cada 25 pessoas), bandejas, guardanapos, copos e talheres, taças se houver brinde, baldes com gelo para acomodar as bebidas, travessas, mesas de apoio e também deverá calcular o espaço para os convidados em pé, tendo como base duas pessoas por metro quadrado.

Para calcular a quantidade de bebida e comida a ser encomendada, fique atento ao perfil de seus convidados. No geral, homens não comem muitos doces e mulheres não bebem muito, tente equilibrar da seguinte maneira: conte seis salgadinhos e três doces por pessoa. Se for servir vinho, uma garrafa de 1.000 ml rende em média 9 taças e a garrafa de espumante rende em média 6 taças. Caso sirva uísque, a garrafa rende 12 doses em média. Água e refrigerantes podem ser calculados em 200 ml por convidado.

Calma, você já deve estar se perguntando se tem que servir um pouco de tudo, não é mesmo? Nem sempre. Dependendo da ocasião um brinde com espumante já é o suficiente e alguns brigadeiros gourmet (Dani Brigadeiro) para acompanhar fica perfeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!
Doe um comentário e faça uma doceira feliz!!! (rs)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...